Início > Uncategorized > A história do futebol

A história do futebol

O Futebol,esporte mundialmente conhecido hoje em dia era conhecido desde os tempos da Grecia,China e Roma Antiga.Na Grecia com o nome epyskiros,(epishyros) jogado com o pé,e pheninda jogado também com as mãos.Na Roma Antiga ganhou o nome de Harpastum,ou mais claramente dizendo:pé-bola.

Na China,durante a dinastia do imperador Huang-ti o esporte era conhecido como Tsu-chu,que em Chinês significa “lançar com o pé”,isso entorno ao ano 2000 A.C .

No período do renascimento foi muito praticado nas praças de Florença,Italia.Com algumas regras,foi chamado de calcio fiorentino(Florentinum harpastum).Mas existem muitas pistas que nos levam a crer que o esporte também fosse praticado em Bologna,Padova,Urbino,Mantova e Veneza.Em algumas cidades Italianas foi proibido pois ja havia se tornado um esporte violento,entre os jogadores e até mesmo entre os torcedores.

Os primeiros relatos dedicados ao futebol foram realizados exatamente em Florença,Antonio Scaino escreveu:”Trattato del gioco della palla”,e Giovani Bardi:”Discorso sopra il gioco del calcio Fiorentino”.
Analisando esses primeiros relatos se nota que o futebol antigo era muito diferente do futebol moderno;as caracteristicas eram muito mais próximas ao Rugby do que as do futebol.

Mais ou menos assim o esporte começou a ser praticado na Inglaterra em torno do ano 1700.Principalmente em algumas escolas,onde começou a disputa com algumas regras,principalmente as que deviam decidir se jogar só com os pés ou só com as mãos.
A briga foi entre: A Universidade de Rugby apresentou suas regras “mãos e pés” e um contato violento entre os jogadores,enquanto as outras mais elegantes,para diferenciar o chamaram ” pé-bola”,ou seja “Foot-ball”.
Para marcar os “pontos” o primeiro escolheu o nome “meta” nome grego,o segundo invez “goal” que significa a mesma coisa,só que traduzido em Inglês.

Nas grandes Universidades tiveram muito mais sorte as regras do Football.E é ai que em Cambridge,1846 nasce a primeira equipe de futebol moderno,o Cambridge Club Football;Harrow pouco tempo depois fez o mesmo.

Em 1855 foi criada a regra do penalti:para evitar que tocassem a bola com as mãos foi imposto aos jogadores de usarem luvas brancas.

Em 1867 nasce o Hallam Club Football,em 1859 o Forest Club Football,em 1862 em Nottingham o Nott County Football.E no inicio de 1863 já se podiam contar 11 times.Um dia(26 de Setembro) os onze representantes se reuniram em Taverna Massonica,bairro Londrino.E fundaram ali no ano de 1863 a Football Association.

Continuaram as reuniões “técnicas” para ampliar o regulamento.Assim escreveram: tamanho do campo(Max 120×90),peso da bola(0,71 de circunferência),numero de jogadores(11),tempo de jogo(90 minutos,divididos em dois tempos),as faltas e etc.Mas persistia o problema sobre o uso das mãos;A solução foi a de punir “rigorosamente” esse tipo de falta,e ao mesmo foi tempo foi decido(um compromisso entre os dois jogos) o homem que podia usar as mãos os pés para agarrar a bola: o goleiro,mas somente na sua área.

Logo após vieram os primeiros campeonatos de futebol e depois sucessivamente foram aperfeiçoadas as tecnicas e regras,até as nossas atuais regras.

About these ads
CategoriasUncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: