Início > Ciclismo > Ciclismo: Divulgado o trajeto do "Tour de France 2010"

Ciclismo: Divulgado o trajeto do "Tour de France 2010"

Foram divulgados hoje os dados da 97ª edição da Volta a França(Tour de France),foi apresentada esta manhã e serà realizada de 3 a 25 de Julho de 2010. O pelotão vai enfrentar um prólogo e 20 etapas, ao longo de cerca de 3600 quilómetros. Há três chegadas em alto, uma etapa com várias seções de “pavés”, um prólogo e um contra-relógio individual. O “crono” por equipes volta a ser descartado, depois de ter regressado ao planejamento em 2009. Numa aposta internacional que vem sendo seguida pelos organizadores das grandes corridas, o Tour começa em Roterdam,Holanda, e atravessa a Bélgica, antes de entrar em território Frances, apenas no quarto dia de competição.

Aqueles que não gostaram da edição de 2009 da Volta a França, devido à grande quantidade de etapas de transição, sem dificuldades montanhosas, manterão, certamente, as críticas no ano que vem. A organização da corrida parece continuar sensível aos argumentos dos que pedem provas menos duras para diminuir a tentação do recurso à dopagem, apesar de em 2010 haver uma melhor distribuição das montanhas e mais dureza do que em 2009. Quem esfrega as mãos de contente é Mark Cavendish e os seus rivais, a quem não faltarão oportunidades para brilharem, embora a manutenção da ausência de bonificações possa desagradar aos sprinters. Já os contra-relogistas não têm grandes motivos para sorrir, pois são aqueles com menos oportunidades para darem “nas vistas”: do seu jeito têm apenas o prólogo de oito quilómetros e o exercício individual de 51 mil metros, na véspera do final da competição

O Tour aposta em etapas que não são de montanha nem de luta contra o cronómetro para prender a atenção midiática e dos adeptos. Por isso, a segunda etapa atravessa território habitualmente percorrido pelas clássicas das Ardenas. Mais importante ainda, a terceira tirada marca o regresso do pavé ao traçado da Volta a França, algo que não acontecia desde 2004. As dificuldades em empedrado serão, todavia, maiores do que nesse ano. É preciso voltar para em 1985 para encontrar uma edição da prova com mais de 10 quilómetros de pavés. Em 2010 serão 13,2 quilómetros na mesma etapa, distribuídos por sete setores, o último dos quais a cerca de 10 quilómetros da meta, instalada perto do Bosque de Arenberg, ponto mítico do Paris-Roubaix.

Mesmo que os amantes do sofrimento dos corredores nos colossos montanhosos possam sentir-se insatisfeitos com o percurso, a verdade é que a comemoração do centenário da introdução dos Pirenéus no Tour traz algumas surpresas importantes. A 16ª etapa, ainda que sem chegada a subir, leva o pelotão a passar por Peyrescourde, col d’Aspin, Tourmalet e Aubisque. No dia seguinte a meta está colocada no Tourmalet, que sucede a outras duas ascensões, col de Marie-Blanque e col du Soulor.

Etapa a etapa:

Prólogo Roterdam > Roterdam 8 km (C/R)
etapa Roterdam > Bruxelas 224 km
etapa Bruxelas > Spa 192 km
etapa Wanze > Arenberg Porte du Hainaut 207 km
etapa Cambrai > Reims 150 km
etapa Épernay > Montargis 185 km
etapa Montargis > Gueugnon 225 km
etapa Tournus > Station des Rousses 161 km
etapa Station des Rousses > Morzine-Avoriaz 189 km
Descanso
etapa Morzine-Avoriaz > Saint-Jean-de-Maurienne 204 km
10ª etapa Chambéry > Gap 179 km
11ª Sisteron > Bourg-lès-Valence 180 km
12ª etapa Bourg-de-Péage > Mende 210 km
13ª etapa Rodez > Revel 195 km
14ª etapa Revel > Ax-3 Domaines 184 km
15ª etapa Pamiers > Bagnères-de-Luchon 187 km
16ª etapa Bagnères-de-Luchon > Pau 196 km
Descanso
17ª etapa Pau > Col du Tourmalet 174 km
18ª etapa Salies-de-Béarn > Bordeaux 190 km
19ª etapa Bordeaux > Pauillac 51 km (C/R)
20ª etapa Longjumeau > Paris Campos Elíseos 105 km

Anúncios
Categorias:Ciclismo
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: