Início > Uncategorized > Brasil de luto,Basquete Brasileiro e Euroliga em destaque

Brasil de luto,Basquete Brasileiro e Euroliga em destaque

Morre Emil Rached, o “Gigante brasileiro”

Morreu nesta quinta-feira, em Campinas (SP), o ex- jogador Emil Rached, o “gigante” do basquete brasileiro – tinha 2,20 metros de altura. Além da carreira esportiva, ele ficou conhecido pela sua participação em programas humorísticos da tevê e em filmes.

Natural de Vera Cruz, também no interior de São Paulo, Emil Rached tinha 66 anos e estava internado no Centro Médico de Campinas há 10 dias, depois de sofrer uma embolia pulmonar. Na manhã desta quinta-feira, ele sofreu quatro paradas cardíacas antes de morrer.

Ele jogou basquete profissionalmente entre 1964 e 1980. Começou no Palmeiras e defendeu também Botafogo e Corinthians, entre outros. Na seleção brasileira, foi medalhista de bronze no Mundial do Uruguai (1967) e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (1971).

Apesar dos 18 jogos disputados com a camisa da seleção brasileira de basquete, em que marcou um total de 114 pontos, Emil Rached ficou conhecido do grande público após a sua aposentadoria das quadras, quando interpretou o “gigante” no programa “Os Trapalhões”.

Na televisão, seu papel de gigante mal-humorado e desajeitado entusiasmava o público. No cinema, ele participou dos seguintes filmes: O Trapalhão nas minas do Rei Salomão (1977), Os trapalhões na guerra dos planetas (1978) e As Aventuras de Mário Fofoca (1982).

Universo Brasília estréia com vitória na Sul-americana

O Universo/BRB/Financeira Brasília estreou com vitória na Liga Sul-americana de basquete masculino, disputada em Entre Rios, na Argentina. Nesta sexta-feira, a equipe derrotou o Libertad, do Paraguai, por 91 a 62, em duelo dominado pelos brasileiros desde o início. O time volta à quadra no sábado, para enfrentar a Universidad Concepción, do Chile.

O cestinha do confronto foi Arthur, que anotou 26 pontos, quatro rebotes e três assistências. Alex Garcia, 20 pontos, nove rebotes e seis assistências, e o estreante Guilherme Giovannoni, 15 pontos, também se destacaram. Pelo time paraguaio, o mais efetivo em quadra foi o norte-americano MC Lean, dono de 18 pontos e sete rebotes.

“O time se portou muito bem, pois demos uma intensidade grande no início do jogo e isso nos permitiu abrir uma boa diferença no marcador, já no período inicial”, celebrou o técnico Lula. “Tivemos a chance de rodar todos os jogadores e isso é importante para dar ritmo”, completou.

Para o próximo compromisso da equipe, contra o Universidad Concepción, a expectativa é de um jogo duro. “Mais um jogo importante, contra uma equipe tradicional do basquete chileno. Temos que jogar forte e concentrados, procurando impor o nosso ritmo, agora que estamos um pouco mais entrosados”, concluiu Giovannoni.

Brasil na luta para sediar o Pré-Olímpico

A Fiba Américas, federação que rege o basquete no continente americano, anunciou nesta sexta-feira que cinco países, entre eles o Brasil, mostraram interesse em sediar os torneios Pré-Olímpicos masculino e feminino da modalidade para os Jogos de Londres-2012.

O Brasil, que entre os homens não se classifica para uma edição dos Jogos desde Atlanta-1996, terá a concorrência de Argentina, Estados Unidos, México e Venezuela para abrigar as partidas classificatórias.

Segundo o secretário-geral da entidade, o argentino Alberto García, as federações nacionais têm até 4 de dezembro para apresentar oficialmente a candidatura.

O anúncio das sedes dos torneios será feito em 25 de junho do ano que vem. Na última disputa por vagas, em 2007, para os Jogos de Pequim-2008, a cidade chilena de Valdívia e a americana Las Vegas receberam as competições feminina e masculina, respectivamente.

CAMPEONATO PAULISTA

Paulistano vence Pinheiros e assume a liderança do campeonato

O Campeonato Paulista de basquete masculino tem uma nova equipe na ponta da tabela. Nesta quinta-feira, o Paulistano/Amil derrotou o Pinheiros/SKY, no clássico da capital, por 92 a 86 e chegou aos 24 pontos ganhos, com dez vitórias e quatro derrotas, igualando-se ao Vivo/Franca BC na primeira colocação. O Pinheiros vai aos 21 pontos e permanece na quinta posição.

Olivinha, do Pinheiros, foi o cestinha ao anotar 34 tentos. Pelos vencedores, Baby, com 23 pontos, foi o melhor em quadra. O confronto foi bastante equilibrado desde o início. O Pinheiros apostou no jogo ofensivo para tentar manter sua série de resultados positivos, estratégia que deu certo até o intervalo. A equipe foi para o vestiário com o placar marcando 41 a 36 a seu favor. No entanto, o Paulistano voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu a virada.

A recuperação a partir do terceiro quarto foi um dos pontos mais elogiados pelo técnico João Marcelo Leite, do Paulistano.

“A mudança de atitude defensiva da equipe no terceiro período foi muito importante para chegarmos a vitória”, destacou.

Pelo lado do Pinheiros, a decepção pela virada sofrida era evidente. “O time jogou bem, mas eles tiveram um aproveitamento excelente nos cinco primeiros minutos do terceiro quarto e aí ficou complicado correr atrás”, lamentou o técnico Cláudio Mortari.

O próximo compromisso das duas equipes é no domingo, dia 18, às 18h. O Paulistano recebe a Apaba/Santo André, enquanto o Pinheiros tem pela frente o Flextronics/Liga Sorocabana/PMS

Três jogos agitam o sábado pelo Paulistão

O returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 prossegue neste sábado (17 de outubro) com a realização de três jogos. A briga pela liderança segue emocionante, pois a jornada reserva clássicos tradicionais.

O líder Vivo/Franca BC encara o Rio Claro FC/SEME (8o colocado), às 18h00, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), em um tradicional Clássico do Interior. Na última vez que esteve em quadra, o time francano passou pelo Flextronics/Liga Sorocabana/PMS; enquanto a equipe rio-clarense bateu o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis.

Para Vitor Benite, o time francano teve uma semana de treino para trabalhar depois dos Jogos Abertos do Interior, possibilitando a recuperação física de alguns atletas e ainda a correção dos erros. – Nos treinos que tivemos essa semana, pudemos corrigir algumas falhas ocorridas nos Abertos e vamos entrar em quadra, para enfrentar Rio Claro, com o pensamento de vencer e manter o 100% de aproveitamento em casa, o que é muito importante em termos de classificação. Temos que jogar forte na defesa e sair rápido ao ataque, já que o nosso adversário é forte e conta com bons jogadores, além de ter vencido o duelo do turno – relata o armador/ala.

O ala/pivô Ricardo Probst e o ala Marcio Dornelles, ambos do time da casa, estão em recuperação e são dúvidas para este clássico.

No duelo válido pelo turno desta fase inicial, vitória do Rio Claro FC/SEME, atuando ao lado de sua torcida, por 86 a 78.

O GRSA/Itabom/Bauru (2o colocado) recebe a visita da Metodista/São Bernardo (6a colocada), ás 18h00, no ginásio Comendador José da Silva Martha, na cidade de Bauru (SP). Na rodada passada, o time do Interior superou a APABA/Santo André; enquanto o representante do Grande ABC foi batida pelo Pinheiros/Sky.

– Um jogo muito duro, pois Bauru vem muito bem na competição, aparecendo entre os líderes e jogando bem, sem falar que estarão em casa. Mas, o time está bem, trabalhou forte neste pequeno período sem jogos e vamos entrar em quadra pensando na recuperação, pois temos a meta de estar no playoff e vamos lutar muito por isso – comenta Tiago Veiga, ala/armador da Metodista/São Bernardo.

No confronto anterior entre estas duas equipes, no turno desta fase inicial, a Metodista/São Bernardo levou a melhor e venceu, em casa, por 102 a 99.

E, complementando a jornada, o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis (6o colocado) e o Palmeiras/Lupo/Araraquara (10o colocado) correm atrás da reabilitação em jogo que acontece ás 20h00, no ginásio Municipal Jairo Ferreira dos Santos (Jairão), na cidade de Assis (SP), em mais um tradicional Clássico do Interior. No seu compromisso mais recente, o time assisense perdeu para o Rio Claro FC/SEME; enquanto o representante de Araraquara foi superado pelo São José Basketball/Unimed/Vinac.

No turno desta fase inicial, o Palmeiras/Lupo/Araraquara venceu, atuando em seus domínios, por 88 a 75.

EUROLIGA

Macabi Electra estréia com vitória na Euroliga Começou nesta quinta-feira a temporada 2009/2010 da Euroliga de basquete masculino. A partida inaugural opôs, em Tel Aviv, o Macabi Electra, de Israel, e Olimpija Ljubljana, da Sérvia, e os donos da casa levaram a melhor com o placar de 85 a 65, em um ginásio lotado com 11 mil espectadores.

O destaque da partida foi Alan Anderson, que marcou 25 pontos para os vencedores, seguido por Andrew Wisniewski, responsável por 19 tentos. Na defesa, o principal nome da equipe israelense foi D’Or Fischer, que conseguiu cinco tocos e sete rebotes. O cestinha dos eslovenos foi Matt Walsh, com 18 pontos.

As duas equipes fazem parte do grupo C da competição, ao lado do CSKA, de Moscou, o Virtus Roma, da Itália, o Maroussi BC, da Grécia e o Caja Laboral, da Espanha, equipe defendida pelos brasileiros Marcelinho Huertas e Tiago Splitter. A Euroliga só volta a ter ação na quarta-feira, dia 21, com mais seis partidas. O complemento da rodada inicial será no dia seguinte, com os cinco jogos restantes.

CAMPEONATO ESPANHOL

Huertas leva a melhor contra ex-clube

O Caja Laboral, equipe onde jogam os brasileiros Tiago Splitter e Marcelinho Huertas, conseguiu a sua segunda vitória na Liga Espanhola ao derrotar nesta quinta-feira o Bilbao por 85 a 76.

Apesar de sua atual equipe levar a melhor sobre o seu ex-clube, o armador Marcelinho Huertas fez uma atuação discreta com apenas três pontos e seis assistências. Tiago Splitter também fez uma atuação apagada com seis pontos e três rebotes.

Em outro jogo válido pela Liga ACB, o Murcia, dos brasileiros Paulão Prestes e Vitor Faverani, foi derrotado pelo Ayuda Acción Fuenlabrada por 93 a 77. Faverani anotou nove pontos e pegou seis rebotes, enquanto Paulão também fez nove pontos e pegou quatro rebotes.

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Caja Laboral enfrenta, fora de casa, o Meridiano Alicante, enquanto o Murcia recebe o Suzuki Manresa, do ala Marcus Toledo.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: