Início > Basquete > Drama de jogadora brasileira e Euroliga em destaque

Drama de jogadora brasileira e Euroliga em destaque

Basquete Feminino


Chuca interrompe carreira por doença

A ala Chuca, da seleção feminina de basquete desde 2003, teve que interromper sua carreira após ser diagnosticada com uma tuberculose ganglionar. Jogadora do Ourinhos, ela deverá perder grande parte do campeonato nacional para se tratar da doença.

Estima-se que ela poderá voltar para as quadras dentro de quatro meses. A ala já perdeu cinco quilos e tem dificuldade para manter seu preparo físico. Foi por esta razão que Chuca deixou o grupo da seleção brasileira que disputou a Copa América em setembro, segundo disse para o jornal Lance!.

Patrícia Oliveira tem 30 anos e declarou que sente os efeitos do sintoma desde julho. Ela disse que os exames iniciais apontaram para uma anemia e pouco tempo depois apareceu um caroço em sua axila. Após realizar uma biópsia, ela teve certeza da enfermidade (que é curável).

Liga Sul-americana



Minas estreia nessa quinta-feira em torneio continental

Terceiro colocado na primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o Pitágoras/Minas estreia nesta quinta-feira na Liga Sul-americana. A primeira partida do clube de Belo Horizonte no torneio continental será contra os bolivianos do Milionários, a partir das 20h30 (horário de Brasília), na Arena Vivo.

Pouco antes, às 18 horas, Biguá, do Uruguai, e Libertad Sunchales, da Argentina, abrem a rodada dupla válida pelo grupo B.

As equipes do Flamengo (RJ) e do Universo/BRB (MG) são os outros representantes do Brasil na Liga Sul-Americana. O time brasiliense ficou em segundo lugar no grupo A, disputado na cidade argentina de Entre Rios.

O Flamengo, atual campeão brasileiro e da Liga Sul-Americana, está no grupo C e jogará em Santiago del Estero, na Argentina, de 27 a 29 deste mês. O vencedor de cada chave e o segundo melhor colocado dos três grupos disputam o Quadrangular Final, de 11 a 14 de novembro.

“Mantivemos a base do time com o armador argentino Facundo Sucatzky, o ala/armador Luis Felipe e o pivô Murilo Becker. Em agosto, reforçamos o grupo com o pivô William Drudi e há pouco tempo chegou o ala americano Christopher Jeffries. Fizemos uma boa preparação e estamos treinando muito para entrosar cada vez mais a equipe e ganhar ritmo de jogo para a Liga Sul-Americana. A chave não é fácil, mas temos condições de vencer. Esperamos que a torcida compareça para nos ajudar a conquistar a vaga para a final”, continuou o treinador.

O pivô Murilo está bastante otimista para a temporada 2009/10. O jogador destacou a união do grupo e os treinos fortes neste início de preparação. Ele lembrou que é de extrema importância a participação da torcida nesta fase da Liga Sul-Americana.

“Espero que o nosso torcedor venha nos incentivar neste torneio internacional. Sabemos que o grupo é muito difícil, mas temos totais condições de conquistar uma vaga para a fase final. Além da Sul-Americana, queremos também fazer uma grande campanha na NBB, já que no ano passado deixamos de ir para a final por causa de detalhes. O início desta temporada tem sido muito promissor”, comentou.


Campeonato Paulista


Paulistano vence e se isola na liderança

O Paulistano/Amil voltou a assumir de forma isolada a primeira colocação do Campeonato Paulista masculino de basquete. Nesta quarta-feira, a equipe bateu, em casa, o Rio Claro FC/Seme por 90 a 81 e chegou aos 28 pontos ganhos em dezesseis jogos – 12 vitórias e quatro derrotas, deixando para trás o Vivo/Franca BC.

O cestinha da partida foi o pivô Baby, que marcou 18 pontos, pegou oito rebotes e deu quatro assistências para os donos da casa, seguido por Betinho, com 17, e André Bambu, com 14 tentos. Pelo time do interior, Thiago e Soró foram os destaques, com 17 pontos cada. Na próxima rodada, o Paulistano pega fora de casa a Flextronics/Liga Sorocabana/PMS, no sábado, enquanto Rio Claro volta à quadra já na sexta-feira, para enfrentar o São José Basketball/Unimed/Vinac.

Em outra partida da noite, a Metodista/São Bernardo teve muitas dificuldades, mas conseguiu superar o São José em partida decidida apenas na prorrogação, por 99 a 96. Apesar da derrota, a equipe do Vale do Paraíba teve o cestinha do encontro: Renato, dono de 28 pontos, sete rebotes e quatro assistências. O destaque da representação do ABC foi Pilar, responsável por 20 pontos e 11 rebotes.

São Bernardo ganha dez dias de folga e só atua novamente no sábado, dia 31 de outubro, quando enfrenta em casa o XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam.

No jogo que fechou a rodada de quarta-feira, o Amigão/Andorinha/AMEA/Assis bateu a Liga Sorocabana por 67 a 59, com 16 pontos de Feliz. Mesmo derrotado, o time de Sorocaba fez o cestinha da partida: Fernando, responsável por 20 tentos. A equipe de Assis tem encontro marcado com o Pinheiros/SKY às 18h de domingo, dia 25.


Franca vai a Piracicaba em busca da liderança

Pela terceira rodada do returno do Campeonato Paulista de basquete masculino, o líder Vivo/Franca enfrentará o XV/Cosan/Bom Peixe/Amhpla/Selam às 20 horas desta quinta-feira, no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP).

Atualmente, o Franca tem 26 pontos em 15 jogos e perdeu ontem a liderança do campeonato devido à vitória do Paulistano sobre Rio Claro. Já os piracicabanos estão na penúltima colocação, com apenas 17 pontos em 13 jogos. No confronto entre os times pela primeira fase, o atual líder fez 97 a 80 em casa.

Americana x Pinheiros – Também nesta quinta-feira, o lanterna Americana Basketball tentará melhorar sua situação jogando em casa, no ginásio Municipal Jardim São Pedro, contra o terceiro colocado, o Pinheiros/Sky. O time do interior somou apenas 16 pontos em 14 jogos enquanto a equipe da capital tem 25 em 15 partidas.

No primeiro confronto entre os dois times, na primeira fase, o Pinheiros jogou em seus domínios e fez 76 a 64. Vindo de vitória, o time da capital quer manter a boa sequência enquanto os interioranos buscam reabilitação de nova derrota.


Euroliga


Sem “Baby Shaq”, Olympiacos estreia com vitória na liga

O Olympiacos começou com vitória sua campanha na Euroliga de basquete masculino. Nesta quarta-feira, a equipe grega não pôde contar com o pivô Sofoklis Schortsanitis, o ‘Baby Shaq’, afastado da equipe por ter contraído gripe suína, mas venceu em casa o Entente Orleanaise, da França, por 94 a 72. O jovem Kostas Papanikolaou também está afastado do Olympiacos por conta do vírus H1N1.

Sem ‘Baby Shaq’ em quadra, as atenções do time grego se voltaram para o lituano Linas Kleiza, que estreou pelo time na Euroliga em grande estilo: durante os 23 minutos em que permaneceu em quadra, anotou 23 pontos e pegou nove rebotes. Pelos franceses, Ryvon Covile e Austin Nichols, com 14 pontos cada, foram os mais efetivos na partida. Os gregos agora lideram o grupo B da competição europeia, com uma vitória.

Em outra partida desta quarta-feira, o CSKA Moscou venceu fora de casa o Maroussi Costa Coffee por 66 a 65, com uma cesta de três pontos do ala Viktor Khryapa no último lance do confronto. Trajan Langdon foi o melhor em quadra, com 18 pontos para os vencedores. O herói Khryapa marcou apenas cinco, mas contribuiu com nove rebotes, quatro assistências, quatro roubadas de bola e três tocos. No lado grego, Kostas Kaimakoglou anotou 15 tentos.


Siena faz recorde defensivo e bate Cibona

Com um recorde defensivo, o Montepaschi Siena abriu a temporada regular com vitória incontestável pelo Grupo A da Euroliga. Os italianos massacraram o Cibona, por 85 a 40, nesta quarta-feira, fora de casa. em Zagreb.

O esforço da equipe comandada pelo técnico Simone Pianigiani fez história. Nenhum time anfitrião teve menor número de pontos na competição continental europeia que o Cibona nesta quarta.

O Montepaschi controlou o jogo no primeiro quarto e disparou na frente no segundo, ao fazer um placar de 32 a 8. Forçando os croatas a 27 desperdícios de posse de bola e apemnas três acertos em 25 tentativas dos três, o domínio se consolidou ao longo do confronto.

Ksistof Lavrinovic ditou o ritmo do massacre, com 26 pontos, ao acertar quatro em cinco tiros de longa distância para se sagrar cestinha da partida. O armador Terrell McIntrye distribuiu 11 assistências, confirmando a boa fase do final da temporada passada.

O time visitante ainda contou com 14 pontos de Romain Sato, enquanto Benjamin Eze and David Hawkins anotaram oito pontos cada um. Só um atleta do Cibona fez mais do que cinco pontos, Marko Tomas, que terminou o jogo com 12.


Real perde na prorrogação para Khimki

O equilíbrio persistiu durante todo o tempo extra, com as duas equipes se alternando à frente no marcador. Comandada por Carlos Cabezas, o time russo abriu três pontos de vantagem restando 1,3 segundos para o fim.

Jorge Garbajosa sofreu falta no segundo final, mas desperdiçou ambos os lances livres. A posse de bola ainda pertencia ao Real Madrid, mas McCarty interceptou o passe e garantiu a primeira vitória do Khimki.

Os donos da casa tiveram como destaque o espanhol Carlos Cabezas, maior pontuador da equipe com 20 tentos. Já o Real Madrid contou com uma jornada inspirada de sua dupla de lituanos. Darjus Lavrinovic marcou 32 pontos e apanhou 11 rebotes. Já Rimantas Kaukenas anotou 22 tentos.


Splitter brilha, mas Cajá Laboral perde fora de casa



O Caja Laboral teve uma estreia preocupante na Euroliga. Integrante do chamado “grupo da morte”, o time dos brasileiros Tiago Splitter e Marcelinho Huertas foi dominado pelo Lottomatica Roma e perdeu por 77 a 65, nesta quinta, na capital italiana.

Nem mesmo a consistente atuação de Splitter salvou os visitantes. O pivô terminou com 17 pontos e nove rebotes, sendo o principal pontuador da equipe espanhola. Já o armador Marcelinho Huertas teve atuação discreta, com seis pontos e quatro assistências.

Já o Lottomatica Roma contou com a partida inspirada de dois norte-americanos. O ala Kennedy Winston foi o principal pontuador da equipe, com 18 tentos. Já o ala-pivô Andre Hutson marcou 14 pontos.

Na próxima rodada, o Caja Laboral busca a reabilitação em casa contra o Maccabi, quinta-feira, em Vitória. O Lottomatica Roma vai à Rússia enfrentar o CSKA, em Moscou, na quarta-feira.


Panathinaikos, em busca do bi, estreia com vitória


Atual campeão da Euroliga, o Panathinaikos estreou com uma boa vitória fora de casa. O time grego teve dificuldades, mas buscou a virada para derrotar o Milano por 75 a 67, nesta quinta-feira, em Milão, na Itália.

Os donos da casa conseguiram dificultar a vida da equipe grega durante o primeiro tempo. Empurrado pela torcida, o Milano segurou o ataque do Panathinaikos e foi para o intervalo com a pequena diferença de três pontos no placar.

O Panathinaikos voltou do intervalo disposto a garantir a vitória no terceiro quarto. O time grego melhorou sua marcação, virou o jogo por quatro pontos de vantagem. No último período, os visitantes mantiveram o ritmo e construíram a vitória por oito pontos.

O armador grego Vasileios Spanoulis comandou o Panathinaikos em quadra e terminou como o cestinha da partida, com 19 pontos e cinco assistâncias. O pivô Nikola Peković também teve boa atuação, com 17 tentos. Pelo lado do Milano, destaque para o ala lituano Jonas Mačiulis, com 12 pontos.

O atual campeão da Euroliga volta a jogar na quinta-feira, quando recebe o Khimki, em Atenas. O Milano entra em quadra na quarta, contra o EWE Baskets, em Oldenburg, Alemanha.


Unicaja, fora de casa, vence Partizan


O Unicaja conseguiu uma boa vitória fora de casa em sua estreia na Euroliga. Com uma grande atuação no último quarto, o time espanhol derrotou o Partizan por 72 a 64, nesta quinta-feira, em Belgrado, Sérvia, pela primeira fase da competição continental.

O ala-pivô inglês Joel Freeland foi o destaque dos visitantes, com 19 pontos. Georgios Printezis contribuiu com 16. O principal pontuador do time sérvio foi o armador Lester McCaleeb, com 15 tentos.

Agora o Unicaja volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Olympiacos, em Málaga. O Partizan buscará a reabilitação contra o Efes Pilsen, quinta, em Istambul, na Turquia.

Confira os outros resultados da Euroliga:

Lietuvos Rytas (LIT) 77 X 70 Efes Pilsen (TUR)


Zalgiris (LIT) 71 x 52 Asvel Basket (FRA)


Fenerbahce Ulker (TUR) 59 x 82 Regal FCB (ESP)

Maroussi Costa Coffee (GRE) 65 x 66 CSKA Moscou

Asseco Prokom (POL) 81 x 87 EWE Baskets (ALE)

Anúncios
Categorias:Basquete
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: