Início > MLB > World Series MLB: 106 anos de história

World Series MLB: 106 anos de história

Hoje, véspera do início da disputa do World Series 2009 da MLB, o Blog do Esquadrão Interativo trás para você um breve histórico dessa disputa, que movimenta a terra do Tio Sam de norte a sul.

Precursores do Wolrd Series
Entre 1884 e 1890 a Liga Nacional e a Associação Americana se enfrentavam no final da temporada para definir o grande campeão. A partir de então, devido a uma decadência da Associação Americana, algumas equipes migraram para a Liga Nacional e diversos modos de competições foram utilizados (Temple Cup, Chronicle-Telegraph Cup, etc) porém nenhum alcançou o sucesso esperado. Em 1901, foi formada a Liga Americana, que funcionava como uma segunda liga principal.

Início do World Series
Em 1903, a AL e a NL organizaram um confronto entre seus campeões, Boston e Pittsburgh Pirates respectivamente. Boston venceu por 5 games a 3 e foi considerado o 1º campeão da World Series de Beisebol.
O boicote de 1904
Em 1904, o dono do New York Giants (atual San Francisco Giants) recusou-se a combater com o campeão da American League, alegando a inferioridade da recente criada liga. Chegaram a dizer que se consideravam os campeões do mundo já que foram os vencedores da mais difícil divisão. Com a mudança de regras em 1905, o dono dos Giants mudou de idéia e enfrentaram o Philadelphia, vencendo por 4×1.

O escândalo de 1919
Vencedor de 1917, o Chicago White Sox chegou à final em 1919 tachado de favorito ao título. Porém não foi o que aconteceu. Com partidas fraquíssimas, os jogadores de Chicago acabaram sendo derrotados pelo Cincinnati Reds. Durante toda a temporada, boatos de bastidores apontavam uma fraude nos resultados. Mais tarde descobriu-se que o “baseman” dos Sox, Chcik Gandil, juntamente com outros jogadores receberam um montante de aproximadamente 100.000 dólares para entregarem o jogo. Todos foram punidos e os White Sox entrarm em crise, voltando a ganhar um Wolrd Series apenas em 2005.
A dinastia Yankees
O New York Yankees disputou seu primeiro World Series em 1921 e durante os próximos 45 anos foram 29 participações, com 20 títulos conquistados. Atualmente, os Yankees não vencem a competição desde 2000.

Um novo formato em 1969
Até 1969, enfrentavam-se o vencedor da American League e o da National League. A partir de 1969, foi estruturado uma espécie de play-offs onde os dois campeões de cada Conferencia se enfrentavam para saber quais seriam os participantes do World Series.

O terremoto de 1989
San Francisco Giants e Oakland Athletics disputavam o World Series daquele ano. Oakland ganhou os dois primeiros jogos em casa e as duas equipes foram para San Francisco disputar o jogo 3. Quando as equipes estavam se aquecendo, meia hora antes do jogo, aconteceu o terremoto de Loma Prieta (magnitude 6,9). O terremoto causou danos nas propriedades e matou 62 pessoas na região. As transmissões de TV foram interrompidas e o jogo foi adiado. Posteriormente, o Oakland venceu o jogo 3 e também o 4 fechando a série em 4×0.
1994: o início da divisão de Ligas
Pela primeira vez em 1994, cada Conferencia foi dividida em 3 ligas. Todos os vencedores de liga avançavam aos play-offs.

A greve de 94
Depois do boicote de 1904, nada havia interrompido a realização do World Series. Guerras Mundiais, Grande Depressão ou Pandemia mundial de Gripe, nada disse atrapalhou a competição. Porém em 1904 uma falha na negociação coletiva levou a uma greve em agosto de 94 e o conseqüente cancelamento do resto da temporada. Um acordo foi firmado no início de 95 e a Liga pôde ser iniciada sem problemas.

A utilização do All Star Game como vantagem
A partir de 2003, o vencedor do All Star Game (disputa entre os melhores da Liga Americana e os melhores da Liga Nacional), tem a vantagem de disputar um jogo a mais no Wolrd Series. Desde essa implantação, a Liga Americana venceu todos All Star Games, tendo sempre a vantagem na disputa final.
Maiores Campeões:
New York Yankees: 26 títulos
St Louis Cardinals: 10 títulos
Oakland Athletics: 9 títulos (5 como Filadélfia Atletismo)
Boston Red Sox: 7 títulos
Los Angeles Dodgers: 6 títulos (1 como Brooklyn Dodgers)
San Francsico Giants: 5 títulos (todos como New York Giants)
Cincinnati Reds: 5 títulos
Pittsburgh Pirates: 5 títulos
Anúncios
Categorias:MLB
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: