Início > Entrevistas "Bate-Bola" > Bate-Bola com Maurício Noriega

Bate-Bola com Maurício Noriega

taceesp_13Maurício Noriega, jornalista esportivo brasileiro, formado na Universidade Casper Líbero, São Paulo. Teve importantes passagens em veículos de imprensa como Folha da Tarde, A Gazeta Esportiva, Diário Popular, SportsJá, O LANCE! E Rádio Bandeirantes. Por três vezes consecutivas foi ganhador do prêmio Ford/Aceesp como melhor comentarista esportivo do país. Atualmente trabalha nos canais SPORTV e PFC além do Bom dia São Paulo, da TV Globo. Também é escritor.

 

BLOG ESQ. INT.: Bom dia Maurício, você atribui à sua base na mídia impressa um fator essencial para ter se dado bem na TV? Até que ponto ter trabalhado em jornais e rádio contribuiu para seu futuro ingresso na mídia televisiva?

MAURÍCIO NORIEGA: Sem dúvida. O jornal é fundamental para formar um bom jornalista, é o berço de tudo. Claro que há bons jornalistas que nunca trabalharam em jornal, mas o Jornalismo começou no impresso, é o berço.

BLOG ESQ. INT.: O fato de seu pai, Luiz Noriega, ter sido narrador o influenciou na hora da escolha pelo jornalismo? Qual foi o maior aprendizado que teve com ele?

MAURÍCIO NORIEGA: Sempre aprendi muito com meu pai, aprendo até hoje. Talvez por ter ido com ele, desde muito cedo, a vários eventos esportivos, eu tenha aprendido a gostar de esporte, fui atleta, então isso teve um impacto decisivo. Como jornalista meu pai é um mestre para mim, tem o total domínio da profissão em todas as suas nuances.

 BLOG ESQ. INT.: Você é escritor, editor, apresentador, comentarista. Nunca pensou em seguir os passos de seu pai, narrando eventos esportivos? Teria vontade?

MAURÍCIO NORIEGA: Até tive vontade, mas não tenho talento. Narradores são gênios, são artistas. É preciso ser muito, muito corajoso e muito bom para narrar um evento esportivo. Fora isso, não tenho a voz maravilhosa que meu pai tem. Mas um dia gostaria de gravar uma fita de uma narração minha para ver como fica. Tenho medo do resultado. rsrsr

 BLOG ESQ. INT.: A vida de repórter e comentarista é um corre-corre e tanto. Sobra tempo para família e lazer? E quando bate aquela saudade de casa?

MAURÍCIO NORIEGA: Sobra bem menos do que eu gostaria que sobrasse. É muito difícil para quem, como eu, tem filhos pequenos. A saudade de casa é diária, permanente. É preciso aproveitar cada segundo e muitas vezes eu penso se realmente vale a pena. Por enquanto está valendo.

 BLOG ESQ. INT.: Em sua opinião, o futebol brasileiro hoje é mal aproveitado, financeiramente falando? Uma imitação aos moldes do futebol europeu seria a melhor saída?

MAURÍCIO NORIEGA: É muitíssimo mal administrado em todos os níveis, com raríssimas exceções. O Brasil tem que encontrar o seu modelo, não adianta copiar a Europa. Somos um País com características muito diferentes das dos países europeus. Inclusive acho uma grande besteira adequar nosso calendário ao europeu. São hemisférios diferentes, climas diferentes. O futebol faz parte do dia-a-dia do País, não pode funcionar no relógio europeu. Temos que fazer um futebol para o Brasil, não imitar os europeus.

BLOG ESQ. INT.: Qual seu time de coração Maurício? O que você acha de jornalistas clubistas?

MAURÍCIO NORIEGA: Quando se está trabalhando só se tem um time do coração: o da emissora. Quem é profissional de verdade age assim. Torcer por um time não tem problema, só não se pode torcer quando se está trabalhando. Não posso afirmar que alguém faça isso, mas cada um tem seu estilo. Hoje há muito mais entretenimento que Jornalismo.

BLOG ESQ. INT.: Maurício, o Blog do Esquadrão Interativo agradece sua atenção!

MAURÍCIO NORIEGA: Muito obrigado pela oportunidade, Rodrigo. Abraços a todos.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

